top of page

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), fundado em 1972 por meio da consagrada Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, atua no presente momento com sede em Nairóbi, no Quênia. Desde seu estabelecimento, o PNUMA tem operado paralelamente com aproximadamente 193 estados-membros, além de sociedades privadas e entidades das Nações Unidas, a fim de incentivar e coordenar a implementação de políticas ambientais e o desenvolvimento de práticas sustentáveis em escala global, visando promover, de forma igualitária, a melhoria na qualidade de vida dos povos sem prejudicar gravemente as próximas gerações.

Entre suas principais funções, o PNUMA desenvolve pesquisas e gera dados, utilizados como fonte de informação para decisões políticas e planejamento de ações. Além disso, uma das principais missões de sua atuação é auxiliar a transição das economias vigentes em direção ao baixo consumo de carbono, ao mesmo tempo, em que obtenham a máxima eficiência de seus recursos [1].

Nesse sentido, o órgão assume uma posição de referência global quando se trata do tópico socioambiental, de modo que sua importância se revela, no cenário mundial, ao adereçar problemáticas atuais e relevantes como o manejo adequado dos ecossistemas e a prevenção de novas pandemias e crises gerais de saúde, como da COVID-19, que atingiu o planeta de forma drástica nos últimos anos [2]. Por isso, a pauta recebe luz e será discutida dentro do comitê no presente ano.

TEMA ÚNICO: “Pandemia em espera: a destruição dos habitats naturais e o consequente risco das zoonoses emergentes”

Historicamente, o homem sempre esteve em contato com os seres vivos para atividades comuns, desde as mais especializadas, e até mesmo para a sua própria companhia, no entanto, esse mesmo contato é capaz de transmitir doenças, seja por meio de vírus, bactérias ou parasitas que prejudicam a vida humana. A partir disso, as patologias advindas deste processo recebem o nome de zoonoses [3]. Nesse viés, este processo pode emergir ou reemergir por variados fatores, tais como: comércio, viagens, mudança no habitat terrestre, poluição e aumento populacional, que levam a outros fatores que se vinculam ao seu risco, a exemplo: industrialização e segurança de alimentos, interação e domesticação de animais silvestres, comidas exóticas como a carne de caça, transporte de pessoas ou animais doentes, entre outros.  

Além disso, cabe ressaltar a respeito do período de pandemia da COVID-19, que evidenciou de forma contundente a interligação entre a saúde humana e a saúde animal. O surgimento da COVID-19, é um exemplo marcante de como as zoonoses podem impactar globalmente [4]. A transmissão inicial do vírus a partir de animais para humanos destaca a importância de compreender e monitorar as interações entre seres humanos e animais, além de reforçar a necessidade de medidas preventivas robustas para essa e outras doenças.

Dessa forma, é relevante enfatizar a necessidade de implementação de guias, como o Manual de vigilância, prevenção e controle de zoonoses do Ministério da Saúde de 2016 [5], o qual busca tratar das variadas formas de tratamento e técnicas de cuidado para as mais variadas doenças, recursos e medidas por meio dos órgãos públicos e privados para que seja possível realizar o diagnóstico precoce das devidas zoonoses para assim impedir que tome grandes proporções. De modo a abarcar a temática em variados grupos e áreas da sociedade, uma vez que sua abordagem se mostra pertinente para a discussão do tema.

Diretores Acadêmicos:

Maria Cecília de Oliveira Pacheco 

Pedro Henrique Fragôso de Sousa

 

Diretores Assistentes: 

Alícia Costa Gurgel de Medeiros

Ana Beatriz Amorim de Oliveira

Bruna Thaís Pessoa Gomes 

Ewerton Matheus da Silva Gois 

Marília Agnes Delfino da Silva 

Sofia Meirelles Portela Bezerra e Silva 

 

Tutor: 

Daniel Oliveira Guerra 

Filmes Relacionados:

  1. Eu sou a lenda (2007), 1h41m, Diretor: Francis Lawrence. Sinopse disponível em: https://www.papodecinema.com.br/filmes/eu-sou-a-lenda/. Acesso em 06 jan. 2024.

Documentários Relacionados:

  1. Contaminação: A verdade sobre o que comemos (2023), 1h24m, Direção: Stephanie Soechtig. Sinopse disponível em https://www.papodecinema.com.br/filmes/contaminacao-a-verdade-sobre-o-que-comemos/videos/. Acesso em 10 jan. 2024.

Artigos Relacionados:

  1. POESTER, V. R. et al. CATastrophe: Response to the challenges of zoonotic sporotrichosis in southern Brazil. Mycoses, v. 65, n. 1, p. 30–34, 20 ago. 2021.

  2. DOS SANTOS, D. R. L. et al. Uncovering neglected subtypes and zoonotic transmission of Hepatitis E virus (HEV) in Brazil. Virology Journal, v. 20, n. 1, p. 83, 2 maio 2023.

  3. BELLO CORASSA, R. et al. Evolution of Chagas’ disease in Brazil. Epidemiological perspective and challenges for the future: a critical review. Perspectives in Public Health, v. 137, n. 5, p. 289–295, 10 out. 2016.

  4. ZANELLA, J. R. C. Zoonoses emergentes e reemergentes e sua importância para saúde e produção animal. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 51, n. 5, p. 510–519, maio 2016.

 

REFERÊNCIAS

[1] Site Oficial do PNUMA. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br. Acesso em 05 jan. 2024.

[2] PNUMA intensifica trabalho com zoonoses visando proteger o meio ambiente e reduzir o risco de pandemias. Site Oficial do PNUMA. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/pnuma-intensifica-trabalho-com-zoonoses-visando#:~:text=Nair%C3%B3bi%2C%2012%20de%20maio%20de,espalhou%20por%20todo%20o%20mundo. Acesso em 05 jan. 2024.

[3] ZANELLA, Janice R. C. Zoonoses emergentes e reemergentes e sua importância para saúde e produção animal. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.51, n.5, p.510-519, maio 2016. DOI: 10.1590/S0100-204X2016000500011

[4] JOLY, C. A.; QUEIROZ, H. L. DE. Pandemia, biodiversidade, mudanças globais e bem-estar humano. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, p. 67–82, set. 2020.

[5] BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância, prevenção e controle de zoonoses: normas técnicas e operacionais [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

bottom of page