Modelo das Nações Unidas da UNEDI - UNEMUN
A SOI sempre viu no universo de simulações um grande poder de mudança social. Nascida no espaço acadêmico, expandindo-se posteriormente às escolas de ensino médio – majoritariamente privadas – nossos membros, um dia, perceberam que os muros que o cercavam eram pequenos frente ao tamanho impacto que poderia ser causado por intermédio dos debates propostos a cada edição. Assim, foi com o ideal de democratização e ocupação dos espaços de simulações por pessoas das mais diferentes realidades que a SOI deu início ao projeto que futuramente se tornaria o UNEMUN – Modelo das Nações Unidas da UNEDI, iniciativa de simulação completamente gratuita voltada exclusivamente a estudantes de ensino médio de escolas públicas.
Inicialmente executado em parceria com a UniSim – Simulação Intermundi do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) -, em 2014 foi realizada a primeira edição de um modelo voltado aos secundaristas da rede pública de ensino. Desde então, este projeto pioneiro começou a ganhar vida, recebendo mais duas edições posteriores. Até que então, em 2017, os membros da SOI deram um passo à frente e, com a mesma filosofia das edições já realizadas, elaboraram a primeira edição do UNEMUN.
Passando de 30 participantes da edição de 2014 para 70 participantes em 2019, a UNEMUN cresce cada vez mais, se propondo a levar para esses estudantes discussões sociais essenciais para a mudança de suas perspectivas. Não obstante a isso, visa-se, acima de tudo, fazer com que esses adolescentes sejam os grandes agentes transformadores da realidade a qual estão inseridos. Isto pois, a UNEDI acredita que a contribuição de participantes vindos de realidades distintas acrescenta e enriquece a qualidade dos espaços de simulação, tornando esses locais de fala cada vez menos elitista e uniformes, em busca de projetos mais plurais e acessíveis.
Discutindo temas como a violência doméstica contra mulheres em situação de vulnerabilidade social, ou ainda, a realidade do sistema carcerário no mundo, sob o olhar de estudantes de escola pública, o UNEMUN dá oportunidade a todos os integrantes – seja para os secundaristas que estão simulando, ou para os graduandos que acompanham a simulação – de presenciar um debate rico, repleto de intervenções pertinentes. Pois, a democratização de espaços de fala nunca é um ato de engrandecimento só para quem ocupa o local. Na verdade, quem mais cresce com esse ideal é o próprio universo das simulações, que passa a ter a felicidade de receber contribuições vindas de pessoas com visões de mundo diferentes.
E assim, a UNEDI, através do UNEMUN, continua a sonhar, oportunizar, e acreditar em um ambiente mais plural e democrático.