Comitê de Imprensa Internacional - CII
A globalização e a incansável atualização das tecnologias digitais mudam constantemente a realidade do alcance da informação, não só expandindo as possibilidades de acesso como também reformulando a produção de notícias. A criatividade e utilização de novas ferramentas permitem que o papel do jornalista seja desempenhado de forma mais ampla, ao mesmo tempo que exigem uma postura resiliente para o trato com novos desafios, a exemplo do combate à disseminação de Fake News (notícias falsas)[1].
À vista disso, a melhor forma de vivenciar o jornalismo internacional é atuar como correspondente estrangeiro, experiência que a SOI proporciona. Dessa forma, em 2024, o CII simulará três veículos de comunicação de grande renome no cenário internacional, sendo eles: a Contigo, revista brasileira de grande impacto no meio midiático; a CNN Brasil, um canal de produções audiovisuais jornalísticas e de telejornalismo vinculado à marca CNN, que se distribui em TV e Internet; e o El País, um dos mais respeitados e importantes jornais do mundo.
Veículos de Comunicação
Diretores Acadêmicos:
Clayton Lima de Freitas
Júlia Quéren Fernandes Assunção
Diretores Assistentes:
Aline dos Anjos Braga
Antonio Benevides Guedes Lasagna
César Augusto Soares da Silva
Emily da Rocha Felipe
Grazielly Nunes Fernandes Felix
Jehnnyfer Borges Damasceno
Jessyanne Larissa Analio Bezerra
Letícia de Oliveira Souza
Letícia Eduarda da Silva Bezerra
Luiza Abrantes Gadelha
Maria Luisa Figueiredo de Andrade
Maria Luiza Lisboa de Medeiros Bezerra
Mariana da Nóbrega Dantas
Roberta Luiza Morais Miranda Fonseca
Tutora:
Luiza Macedo de Oliveira Valentim
Links relacionados:
-
Site da Contigo!. Disponível em: https://contigo.uol.com.br/. Acesso em: 10 jan. 2024. (em português).
-
Site da CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/. Acesso em: 09 jan. 2024 (em português).
-
Site do El País. Disponível em: https://elpais.com/america/. Acesso em: 10 jan. 2024 (em espanhol).
REFERÊNCIAS
[1] BRITO, Sabrina. O impacto das fake news no dia a dia do jornalismo. Observatório da Imprensa, 2017. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/pos-verdade/o-impacto-das-fake-news-no-dia-dia-do-jornalismo/. Acesso em: 9 jan. 2024.
[2] HABERT, Angeluccia Bernardes. Fotonovela e indústria cultural: estudo de uma forma de literatura sentimental fabricada para milhões. Ed. Vozes, Petrópolis, 1984, pág. 95.
[3] SOARES, Thaiana Profeta. As celebridades como notícia: uma análise das revistas Caras e Contigo! Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4022. Acesso em: 10 jan. 2024
[4] CNN BRASIL. Sobre a CNN Brasil. Disponível em: https://conteudos.cnnbrasil.com.br/sobre-a-cnn-brasil/. Acesso em: 9 jan. 2024.
[5] EL PAÍS. Os 40 anos do EL PAÍS. 2016. Disponível em: brasil.elpais.com/brasil/2016/05/03/opinion/1462298045_089163.html. Acesso em: 11 jan. 2024.