top of page
WhatsApp Image 2024-02-23 at 17.06.36.jpeg

Afinal, o que é a SOI?
 

Os Modelos das Nações Unidas (Model United Nations – MUN), também chamados de Modelos Simulações de Organizações Internacionais, que acontecem por todo o mundo, estão em constante  processo de crescimento e consolidação, fazendo com que as atividades desenvolvidas no âmbito desses  fóruns de debate se tornem cada vez mais reconhecidas pela sociedade.

No decorrer dos debates, os participantes agem como se fossem diplomatas, chefes de Estados, juízes, especialistas, Ministros, dentre outras funções, simulando os processos de negociação e decisão que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais. Esse tipo de prática acadêmica concede aos estudantes, divididos em comitês temáticos, a oportunidade de debater assuntos centrais da agenda internacional, tais como direitos humanos, questões sociais, segurança, economia, meio-ambiente, dentre outros.

Os estudantes de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos pioneiros no desenvolvimento de Modelos, criaram, em 2001, a Simulação de Organizações Internacionais (SOI), seguindo os passos dos estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, que haviam criado o AMUN, o primeiro MUN do Brasil, três anos antes. A tendência se espalhou e o cenário de Modelos no Brasil se mostra bastante amplo e consolidado atualmente, abarcando todas as regiões do país.

A SOI foi desenvolvida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN, numa iniciativa pioneira em todo Norte-Nordeste. A Simulação de Organizações Internacionais já obteve grande sucesso junto aos universitários do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil e vem despertando o interesse da sociedade natalense, aumentando o conhecimento sobre questões relevantes do mundo contemporâneo.

É importante ressaltar que a SOI, assim como os demais modelos de organizações internacionais, tem uma importante função político-pedagógica, na medida em que possibilitam a integração de estudantes em um ambiente de negociação – seja de consenso ou de conflito – em que poderão desenvolver suas habilidades de oratória, diálogo, disciplina, além de passar a melhor compreender os acontecimentos da nossa realidade e refletir sobre os rumos das sociedades sob um viés multicultural.

Ao longo de nossa trajetória, diversas foram as conquistas em prol da ampliação do Modelo, buscando contemplar não só um maior número de pessoas, mas, principalmente, um debate multidisciplinar com um grupo cada vez mais plural e democrático.

Em 2005, contamos com o nosso primeiro comitê especialmente voltado aos alunos do Ensino Médio. Em 2006, teve início o Comitê de Imprensa Internacional, direcionado aos alunos dos cursos de Comunicação Social, que atuaram como correspondentes internacionais, fazendo a cobertura jornalística dos comitês.

Nos anos seguintes, foi perceptível o crescimento exponencial da SOI com o aumento do número de comitês e delegados com o passar de cada edição.

Durante todos esses anos, a SOI tem conseguido ampliar a sua produção acadêmica, a partir do apoio e orientação do Prof. Diogo Pignataro de Oliveira. Dessa forma, a SOI se afirma no âmbito acadêmico como um Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão, englobando o tripé da filosofia universitária, tão visado atualmente. 

Ainda, contamos também com o apoio de diversos MUNs de todo o Brasil, aos quais sempre seremos extremamente gratos por todo o conhecimento e experiência compartilhados.

bottom of page