top of page

Tribunal Militar Internacional de Nuremberg - TMIN

Conduzido formalmente a partir de 20 de novembro de 1945, na cidade de Nuremberg, no norte da Alemanha, o Tribunal Militar Internacional visa o julgamento de indivíduos perpetradores de crimes de guerra, dentre outras violações ao direito internacional humanitário, cometidas ao longo da Segunda Guerra Mundial.

Tal tribunal consiste em uma corte formada pelos principais países aliados no contexto da Segunda Guerra Mundial, quais sejam: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos. Nesse sentido, com a vitória destes na guerra e com a rendição alemã, prosseguiu-se para o julgamento de criminosos de guerra nazistas.

Registre-se que a atuação do TMIN perpassa o que configura uma simples demanda, mais especificamente trata da punição de orquestradores de atrocidades provocadas de forma desenfreada por meio de campos de concentração, câmaras de gás, Einsatzgruppen (unidades móveis de extermínio), fuzilamentos em massa, bem como experimentos médicos voltados á tortura de prisioneiros [1].

Logo, destaca-se que a responsabilização pelos crimes cometidos durante esse conflito não foi plenamente satisfatória, em especial pelas diversas atenuantes impostas mediante a coação por membros de maior poder hierárquico. Porém, os esforços implementados contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Direito Penal Internacional, bem como para a capacitação de julgamentos posteriores em face de membros nazistas ou até mesmo outros crimes de caráter internacional.

TEMA: O resgate da responsabilização individual pelo Holocausto: combate à retórica eugênica como prevenção de novos genocídios

Os casos a serem simulados são julgamentos fictícios de dois indivíduos fundamentais para a propagação do ideal antissemita na Alemanha nazista, que, todavia, por ocasiões adversas, nunca foram julgados.

Diretoras Acadêmicas: 

 Isabelle de Vasconcelos Borja 

 Natália Paiva Medeiros 

Diretores Assistentes: 

Beatriz Porto Gaspar

Getúlio Revoredo de Oliveira Neto

Laura Dias Nogueira 

Maria Clara Fernandes Fontes de Andrade

Maria Eduarda Cabral Almeida

Sara Isabelle Moura de Oliveira

 

Tutor: 

Pedro Mariano Dias Pinheiro Dantas 

Filmes Relacionados: 

  1. O julgamento de Nuremberg (2000), 3h00min. Diretor: Yves Simoneau. Sinopse disponível em: https://cinema.uol.com.br/filmes/teste/2000/o-julgamento-de-nuremberg.jhtm. Acesso em: 12 jan. 2024.

  2. Nuremberg: As Fitas Perdidas (2022), 1h28min. Diretora: Liz Reph. Sinopse disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-314248/. Acesso em: 12 jan. 2024.

 

 Livros Relacionados: 

  1. ANTON, Betina. Baviera Tropical: A história de Josef Mengele, o médico nazista mais procurado do mundo, que viveu quase vinte anos no Brasil sem nunca ser pego. 1ª edição, 2023. Editora Todavia.

  2. GOLDHAGEN, Daniel. Os carrascos voluntários de Hitler. 1ª Edição, 1996. Editora Companhia das Letras.

  3. GONÇALVES, Joanisval Brito. Tribunal De Nuremberg 1945-1946: A Gênese De Uma Nova Ordem No Direito Internacional - 1ªed.(2004) Editora Renovar

  4. LONGERICH, Peter. Joseph Goebbels: Uma biografia. 1ª edição, 2014, Editora Objetiva.

  5. SPIEGELMAN, Art. Maus – A história de um sobrevivente. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1980.


 

REFERÊNCIAS

[1] United States Holocaust Memorial Museum. “Tribunal Militar Internacional de Nuremberg”. Enciclopédia do Holocausto. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt- br/article/international-military-tribunal-at-nuremberg . Acesso em 12 de nov. de 2023.

[2] United States Holocaust Memorial Museum. “Tribunal Militar Internacional de Nuremberg”. Enciclopédia do Holocausto. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt- br/article/josef-mengele . Acesso em 10 de nov. de 2023.

[3] Goebbels, Mestre da Propaganda. Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP. Disponível em: https://lisa.fflch.usp.br/node/449. Acesso em 12 de nov. de 2023.

bottom of page