top of page

UNESCO

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO

Há cada vez mais discussões sobre a posse e importância de objetos culturais que representam a história e cultura de povos que foram colonizados ou submetidos a alguma forma de exploração por outros povos ou nações. Quem tem direito sobre artefatos tão ricos em aspectos culturais? Os povos que os produziram e seus descendentes? Ou os museus que os possuem na sua coleção e cuidado?


Esse é um debate problemático porque envolve questões de identidade cultural, de passado histórico, de condições de preservação dos objetos antigos e toda a uma filosofia de como cada povo pode mostrar sua história.


Ainda na temática de povos marginalizados, há uma relevância cada vez maior dos povos originários no debate público e político. Eles são protagonistas em várias áreas, como o tema da redação do Enem de 2022, o prometido ministério dos povos originários pelo governo brasileiro eleito em 2022 e novos congressistas também eleitos.


Internacionalmente, essa é uma discussão que entrou desde a indústria cinematográfica com o filme do Pantera Negra, como também em protestos decoloniais na Europa, na África e nas Américas.


Com a atualmente reconhecida importância das culturas originárias de diversos países, como se pode contribuir para salvaguardar a herança cultural desses povos e minorias nacionais?


Com os questionamentos supracitados em mente, acredita-se que a UNESCO, enquanto organismo internacional, pode discutir e fazer muito quanto essas questões cada vez mais levantadas no presente, para revisitar e ressignificar o passado, entendendo o presente e, assim, transformando o futuro. Logo, a UNESCO é um dos comitês políticos a serem simulados na XXII SOI.

Tema do comitê.

Restante do resumo do comitê.


Diretores Acadêmicos:

Álvaro Hermínio de Morais Marinho

João Vitor de Britto Jácome


Diretores Assistentes:

Aysha Camille Soares da Silva

Ana Julia Alves da Costa

Henny Maryam Lucindo Florêncio

Marcela Vitória Rocha Dino Maia Cavalcanti

Yasmin Araújo


Tutora:

Giulia Silva de Souza

Mídias Relacionadas

Beyoncè: Music video by THE CARTERS performing APESHIT (Official Video). (C) 2018 Parkwood Entertainment LLC, under exclusive license to Sony Music Entertainment, and SC Enterprises, under exclusive license to Roc Nation – THE CARTERS – APESHIT (Official Video)

https://youtu.be/G7XxbaMKmLs – explicação detalhada sobre o conteúdo artistico do videoclipe musical.

Indigenous Film Festival – UNESCO https://youtube.com/playlist?list=PLWuYED1WVJIN2UN_XKOKpTvDXv_N520C2

Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi – IPHAN http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/54

Estudo por Darcy Ribeiro – UNESCO https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1680

Notícia – UNESCOhttps://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2022/11/unesco-declara-saberes-indigenas-da-colombia-patrimonio-da-humanidade-clb2fzr4w001101g7gln3lpgj.html

Site – Museu da África Central da Bélgica Royal Museum for Central Africa – Tervuren – Belgium (africamuseum.be)

https://www.africamuseum.be/en



Livros e Filmes Relacionados

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Marvel, Pantera Negra (Ryan Coogler, EUA, 2018).

Guerras do Brasil – primeiro episódio – Netflix.



REFERÊNCIAS

UNESCO. HOME: UNESCO. Disponível em: https://www.unesco.org/en. Acesso em: 15 jan. 2023.

ALMEIDA, Vitória Gomes; ALVES, Ermeson Nathan Pereira; DA SILVA, Dávila Maria Feitosa. Territorialização de um Epistemicídio. Folha de Rosto; v. 7 n. 1 (2021): jan./abr.; 9-27, v. 24, n. 2, p. 27-9, 2021.

ARANTES, Antonio Augusto. A salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Inovação cultural, patrimônio e educação, v. 1, p. 52-63, 2011.

JAENISCH, Damiana Bregalda. Política brasileira de patrimônio imaterial: apontamentos sobre o registro e salvaguarda de dois bens culturais indígenas. Mouseion, v. 1, n. 10, p. 96-107, 2011.

PORTUGAL. Comissão Nacional da Unesco. Ministério dos Negócios Estrangeiros. Sobre a UNESCO. Disponível em: https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/a-unesco/sobre-a-unesco. Acesso em: 06 jan. 2022.

AGENCE FRANCE-PRESSE. França devolve ao Benin tesouro saqueado durante a colonização. [S. l.], 9 nov. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2021/11/4961738-franca-devolve-ao-benin-tesouro-saqueado-durante-a-colonizacao.html. Acesso em: 3 jan. 2023.

CARLOS, João. Portugal prepara devolução de património às ex-colónias. [S. l.], 29 dez. 2022. Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/portugal-prepara-devolu%C3%A7%C3%A3o-de-patrim%C3%B3nio-%C3%A0s-ex-col%C3%B3nias/a-64236429. Acesso em: 3 jan. 2023.

SERRANO, C. Restituição dos bens culturais retirados no contexto do colonialismo: instrumento de desenvolvimento e de diálogo intercultural. Cadernos de Sociomuseologia, v. 47, n. 3, 25 Jun. 2014.

ROCHA, Carolina Nunes Miranda Carasek da; MÜLLER, Juliana. Tesouros de áfrica pelo mundo: a restituição de patrimônio cultural frente ao direito internacional. Revista Brasileira de Direito Internacional, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 125-142, 22 jul. 2021. DOI http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0219/2021.v7i1.7783. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitointernacional/article/view/7783. Acesso em: 2 jan. 2023.

bottom of page